Contexto do projeto:
Aluchefs é uma startup que busca desenvolver uma comunidade gastronômica, pensando nisso gostariam de uma solução onde os usuários além de buscar por receitas, também pudessem compartilhar seus pratos favoritos e principalmente tirar dúvidas em como evoluir na culinária.
Partimos com a definição do problema: "Como podemos gerar conexões e trocas de conhecimento entre pessoas interessadas em culinária?"
Para esse projeto utilizei o framework Double Diamond, assim definindo de forma clara e objetiva os próximos passos. Abaixo conto detalhadamente todo meu processo, até entrega final com uma proposta de interface.
Desenvolvimento do projeto:
Começamos o projeto com uma Visão 360°, assim foi possível analisar sobre três óticas distintas, sendo elas: negócio, usuário, tecnologia. Essa análise teve objetivo de verificar viabilidade do negócio como monetização, escala de crescimento, desejabilidade, público alvo, plano de desenvolvimento, potências e fraquezas.​​​​​​​
Na sequencia iniciamos uma Desk Research para levantar mais hipótese e buscar maior entendimento do problema central. Com essas informações em mãos partimos para pesquisa com usuários com objetivo de levantar insumos para uma Persona, assim, entendendo onde estão os principais pontos de dores, que nossa solução pudesse tratar de forma efetiva.
Após todo o levantamento, foi possível identificar que um dos principais problemas era a falta de centralização das informações juntamente com o controle de tudo que é consumido, apesar de termo inúmeros espaços de trocas, a sensação que os usuários apresentam é que falta um canal central, onde estará tudo conectado em um mesmo espaço, conexões, trocas e compartilhamentos de conhecimentos. 
Com o fechamento da etapa de pesquisa, iniciamos a estruturação, buscando definir histórias de usuários, possíveis features iniciais.
Para estruturação do MVP utilizamos o Canvas MVP com matriz de esforço x impacto e também um User Story Map, onde foi possível visualizar todas as tarefas que podem ser feitas pelo usuário, além de organizar a estratégia de priorização com as definições possíveis de realise  e backlog futuro.

Protótipo 
Chegando ao fim da estruturação para construir de forma visual nossa proposta, começamos por um crazy eight, na sequencia detalhamos um fluxo básico e desenvolvemos as telas em alta fidelidade no Figma. ​​​​​​​
Conclusão do projeto e próximos passos:
O projeto foi concluído para sua primeira versão, aqui destaco a importância que de essa proposta deverá ser valida com um público early adopter, para que consigamos levantar feedbacks da proposta de negócios. 
O protótipo foi refinado com feedbacks, tanto do mentor da Alura, quanto de personas que solicitei para que completassem as tarefas de postar receitas e dúvidas.
Próximos passos: Junto ao marketing digital estruturar estratégia de mercado, métricas de sucesso e validação do publico com Early Adopters
Principais aprendizados:
Acredito que o principal aprendizado foi avaliar o esforço x impacto levando em consideração todas as variáveis de um produto, pois como MVP é necessário uma grande evolução em cima de experimento após experimento, para que a hipótese de valor seja de fato validada tanto pelo viés de negócio como do usuário. 
A característica de desejabilidade pode aparecer nas pesquisas de uma forma (aqui entram questões de moral e ética, que sempre influenciam as respostas) e no mercado ser vista de outra forma, e são essas variáveis que como Designer preciso estar atenta, tanto para que meu produto seja fácil e simples de usar, quanto atrativo e interessante.

05.2020
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